Merthiolate

Esse era o verdadeiro terror da infância e se vc, oitentista, não passou por esse martírio foi talvez pq vc não foi levado o suficiente para cair e arrebentar joelho, covelo, ou qualquer parte do corpo que seja, ou pq na sua casa não tinha merthiolate (o que eu duvido muito).
Ainda posso sentir a dorzinha desse remédio quando aplicado, por minha mãe, direto no ferimento, com a intenção de limpar a lesão. Era uma dor infernal e minha mãe ainda dava uma sopradinha ao passar o medicamento, talvez como forma de consolo para aliviar um pouquinho a dor. Ardia mais do que o próprio momento de se machucar. Só sei que qd isso acontecia eu maneirava nas brincadeiras, não com medo de cair e me arrebentar de novo, mas sim com medo disso acontecer e eu, mais uma vez, passar pelo processo doloroso com o merthiolate.
O merthiolate de antes tinha uma cor avermelhada, deixando a gente toda manchada, e vinha em um vidrinho que tinha preso à tampa uma palhetinha que trazia o líquido até o ferimento e depois era colocado de volta para tampar o frasco, ou seja, contaminação geral... rsrsrs.
Esse tipo de merthiolate (que arde) não existe mais e é vendido nas drogarias e farmácias outro tipo do anti-séptico, em spray e indolor, próprio para as crianças que vivem na redoma de cuidados dos seus pais. Essas crianças, certamente, nunca saberão o que é ter medo de MERTHIOLATE.


Nenhum comentário: